"vivemos num mundo confuso e confusamente percebido" Milton Santos

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Geopolítica da Amazônia

Geopolítica da Amazônia de hoje
25 de Agosto de 2004

Palestrante: Profa. Bertha Becker (Instituto de Geociências/UFRJ)
Debatedora: Profa. Maria das Graças Lins Brandão (Faculdade de Farmácia/UFMG)
Local: Auditório 3 (ICB/UFMG)



Profundas mudanças estruturais vêm ocorrendo na Amazônia, mas são elas apreendidas de forma variada segundo motivações e interesses dominantes nas escalas global, nacional e regional. Novos atores, sempre presentes na região, assumem hoje papel mais ativo, como é o caso da sociedade civil, cujo nível de organização jamais fora antes alcançado, dos governos estaduais e da cooperação internacional. Conflitos de interesses e ações deles decorrentes mantém imagens obsoletas sobre a região dificultando a elaboração de políticas públicas adequadas ao seu desenvolvimento.

Quatro hipóteses são discutidas sobre a Amazônia de hoje: em nível global, sua configuração como fronteira do capital natural e como Amazônia transnacional, Sul-Americana; em nível nacional, a tendência ao seu esgotamento como fronteira móvel, de expansão econômica e demográfica; em nível regional, sua constituição como uma efetiva região, dotada de dinâmica própria e de uma nova geografia; finalmente, a necessidade de substituir a política de ocupação regional por uma política de consolidação do desenvolvimento em que a regionalização é uma estratégia básica, prevista, inclusive, no Plano Amazônia Sustentável (2003).

A Amazônia coloca um grande desafio para a Ciência e Tecnologia nacionais, qual seja como conhecer e implementar o crescimento econômico com justiça social e uso não predatório do seu patrimônio natural. DISPONÍVEL NO SITE:
http://www.ufmg.br/ieat/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=115

VER TAMBÉM:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000100005

Nenhum comentário:

Postar um comentário